Qual é a altura indicada para a pia do banheiro?

A altura recomendada para as pias de banheiro de uso geral é, em média, entre 80 e 90 cm, do piso até a parte superior da bancada.

A altura da cuba também deve ser considerada nessa medida. “Se a cuba tiver 15 cm de altura, por exemplo, a bancada deve ter 75 cm de altura para atingir o máximo de 90 cm”, exemplifica a designer Erica Gonçalves, do escritório Volar Interiores.

Apesar da medida padrão, as particularidades de cada ambiente e os seus usuários também impactam a escolha da altura desse item. “O mais importante é considerar o perfil do usuário principal. Características específicas como altura, envergadura e limitações físicas devem nortear essa escolha”, destaca Salles.

Em ambientes infantis, as pias podem ser colocadas em uma altura entre 50 e 70 cm. Já em hospitais ou locais com alta acessibilidade, adotar alturas mais baixas pode facilitar o uso por cadeirantes, por exemplos. Por sua vez, projetos corporativos e de uso mais amplo devem pensar na diversidade dos usuários, o que evita a necessidade de futuras adaptações.

Como medir a altura da pia

Confira o passo a passo:

  1. Em pé ou sentado, dobre o antebraço em formato de L.
  2. Meça a distância do cotovelo até o chão.
  3. Subtraia a medida de 15 cm, para obter a altura ideal da bancada.

A prioridade deve ser altura e posicionamento da pia que garantam a liberdade de acesso e convivência harmoniosa com acessórios e demais elementos do banheiro. 

Outro aspecto importante é o alinhamento. Também é importante alinhar visualmente a cuba com espelhos e acessórios, evitando sobreposições ou desalinhamentos.

O mais importante é a integração entre os elementos e o estilo do banheiro. A conexão da pia, da bancada, da torneira e dos acessórios adjacentes é fundamental para garantir o conforto, a eficiência e o bom funcionamento do espaço.

É importante analisar se as peças têm selo de qualidade, como o INMETRO, ou se atendem às normas técnicas específicas definidas pela ABNT.

Fonte: www.revistacasaejardim.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *