CASACOR SP: mármore terracota ganha protagonismo nos projetos
O mármore terracota aparece em bancadas, paredes e peças decorativas de diversos ambientes da 38ª edição da mostra. Veja inspirações!
O mármore é um dos revestimentos mais valorizados na arquitetura devido à sofisticação, variedade de opções e alta durabilidade. Por sua vez, a cor terracota se consolida como uma forte tendência de decoração ao trazer a sensação de acolhimento aos ambientes. Juntos, eles dão origem a um dos protagonistas da CASACOR SP 2025: o mármore terracota! O material aparece em bancadas, paredes e peças decorativas de diversos ambientes da 38ª edição da principal mostra de arquitetura das Américas – marcando presença desde cozinhas, até banheiros e salas. Abaixo, estão alguns projetos que usaram mármore terracota para você se inspirar!
1. Loft Alvará – Paula Nader

PN+ | Paula Neder – Loft Alvorá. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
(Denilson Machado, do MCA Estúdio / CASACOR)
O loft de 72 m² conecta seis ambientes tendo como fio condutor uma atmosfera delicada, reforçada por texturas nas paredes, tecidos leves e materiais naturais. Um dos detalhes que mais chama a atenção é o mármore rosado utilizado acima da bancada da cozinha. O tom combina com o uso de nude e rosa nos armários, na mesa e em pequenos objetos decorativos.
2. Casa das Águas – Tetriz Arquitetura

Tetriz Arquitetura – Casa das Águas. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
(Camila Santos / CASACOR)
O banheiro-conceito preza pelos materiais naturais, traços orgânicos e texturas que “convidam ao toque”. Nesse contexto, o mármore terracota é utilizado tanto na pia quanto no aparador próximo à janela. As cores e desenhos irregulares do material agregam ao conceito de fluidez e tranquilidade do projeto.
3. Eternum Vitae – La Rous Studio

La Rous Studio – Eternum Vitae. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / CASACOR)
O projeto de sala propõe resgatar a ancestralidade através dos rastros deixados na natureza, como fósseis, texturas, flores e minerais. O mármore terracota aparece em uma grande estante, que vai do chão ao teto – preenchida com vasos, livros e outros objetos decorativos que equilibram o aspecto rústico do material. Trata-se de uma mescla entre referências mid-century com tendências contemporâneas.
4. Studio Oniria – Rodolfo Consoli

Rodolfo Consoli, estúdio formado por por sala, cozinha, banheiro e quarto. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
(Juliano Colodeti / CASACOR)
Formado por sala, cozinha, banheiro e quarto, o estúdio é marcado pelo uso da cor vermelha em diversas tonalidades, texturas e estampas. Entre elas, está o uso do mármore terracota com veios demarcados em bancadas, painéis, pórticos, rodapés e até em detalhes no piso de madeira original.
5. Ciclo Vivo – MAAI Arquitetura

Maai Arquitetura Integrada – Ciclo Vivo. A potência dos recomeços e a ideia de transformação contínua levaram os arquitetos Arnaldo Pinho, Monica Pinto e Isabel Veiga a imaginar a convivência entre passado, presente e futuro a partir da sustentabilidade. O pensamento se consolida nesta sala e bar de 56 m², que enaltece o edifício tombado ao restaurar o piso de madeira e a porta de entrada originais, além de aproveitar a ventilação natural e a vegetação para assegurar conforto térmico. A economia circular aparece no reúso da pedra brasileira yellow bamboo, aplicada na exuberante jardineira e na bancada do bar.
(Bia Nauiack / CASACOR)
Os arquitetos imaginam a convivência entre passado, presente e futuro a partir da sustentabilidade. Uma das maneiras que encontraram para atender à proposta foi o reuso da pedra brasileira yellow bamboo, aplicada na bancada do bar e na jardineira da sala/bar. 6. Galeria Botânica – Rafael Granero Arquitetura
Fonte: https://casacor.abril.com.br